Redação Portal Mogi
Mogi Mirim guarda um tesouro que transcende o tempo e a natureza: o Abrigo Subterrâneo “Luiz Milano Filho”, popularmente conhecido como o “Bunker de 1932” que além de um monumento à memória da Revolução Constitucionalista de 1932, é também um espaço cultural, turístico e educativo que resgata e celebra a história do município, ganhando reconhecimento regional e nacional.
O bunker está localizado às margens do Rio Mogi Mirim e envolto pelo Bosque das Jabuticabeiras. O local foi oficialmente denominado “Luiz Milano Filho”, fazendo uma homenagem a um mogimiriano que se dedicou à causa paulista durante o conflito de 32.
Após anos de esforços, que incluíram a obtenção de recursos junto ao Governo Estadual (possibilitada pelo status de Município de Interesse Turístico – MIT) e o apoio do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), o abrigo foi restaurado. Essa revitalização não se limitou à estrutura interna, mas também aprimorou a área externa.
A inauguração, ocorrida em 25 de agosto de 2021, reuniu diversas autoridades locais e regionais, sendo um divisor de águas, tornando a história, antes pouco conhecida, acessível a toda a população e fortalecendo o eixo cultural e turístico da cidade.
A experiência da visita ao bunker é enriquecida pela beleza do seu entorno: o Bosque das Jabuticabeiras. Este local é um verdadeiro oásis natural, onde a história e a natureza se encontram.
Com uma flora exuberante, o bosque é notável pela presença de 32 pés de jabuticabeiras centenárias, que criam um espetáculo à parte ao florescerem e frutificarem entre setembro e outubro, normalmente. A diversidade botânica é rica, com a harmonia entre espécies nativas e exóticas.
Com um pouco de sorte, os visitantes podem avistar saguis, tatus e diversas espécies de aves. O espaço, que funciona como refúgio natural, abriga uma rica fauna silvestre capaz de encantar qualquer observador.
Durante os intensos conflitos da Revolução de 1932, Mogi Mirim desempenhou um papel crucial como ponto de abrigo e resistência para as tropas paulistas. A estrutura, construída em robusta alvenaria, possui dimensões significativas: 17 metros de comprimento, 2,10 metros de altura e 2,30 metros de largura, o que sugere um esforço de engenharia considerável, possivelmente com propósitos que antecedem a própria guerra.
Embora historiadores e turismólogos ainda investiguem a totalidade de sua origem e uso (com relatos que apontam para uma construção mais antiga), é inegável, com base em documentos da época, que ele foi um ponto de grande importância estratégica para os paulistas em luta.
O bunker já foi utilizado como locação para o filme “Karsmênia”, do autor mogimiriano Rogério Durante, demonstrando seu potencial como cenário cinematográfico.
Com direção e roteiro de Bellamir Freire, a trama de magia e aventura se passa no final do século 19. O filme conta a história de Cart, que embarca no expresso 19-00. Mas o que seria apenas uma viagem de trem, se torna a maior aventura da sua vida, fazendo com que ele e seus amigos, Livian e Yang, sejam levados para um mundo paralelo conhecido como Karsmênia.
O filme foi premiado com o reconhecimento de melhor Roteiro, no Minority Film Festival 2024, nos Estados Unidos, e no Festival de Cinema FICC, em 2021, reconhecido como melhor Direção de Fotografia, melhor Direção de Arte, melhor Figurino e melhor atriz coadjuvante.
O elenco conta com nomes como Isaac Bardavid, Mariza Marchetti, Antônio Haddad Aguerre, Anna Fontanela, Ton Crivelaro, Matheus Rosa, Wagner Kampynas, Flor e Pedro Pauleeyl.
Acesso e Agendamento
Se você se interessou e quer conhecer o Bunker, entre em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi Mirim. Para garantir a segurança dos visitantes e a preservação do local, as visitas ao abrigo subterrâneo são realizadas mensalmente, em um sábado específico (normalmente no primeiro de cada mês), e requerem agendamento prévio, acompanhadas por Bombeiros.
Informações e Agendamento de Grupos: (19) 3805-3125 ou (19) 3814-1334